Seminários

SEMINÁRIO 1

TEMA: Bem-vindo ao WCT2017

Palestrante: Prof. Dr. Antonio Maia de Jesus Chaves Neto.

   Mostrar em um contexto geral a importância da matemática no mundo e no cotidiano. Apresentar a importância do Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFPA na divulgação das energias renováveis. Mostrando a conexão entre a matemática e as outras disciplinas como a Física, Química, Biologia, Medicina,  engenharias de novos materiais e para a produção de energia. Abertura do evento.

SEMINÁRIO 2

TEMA: Uma Pequena História sobre a Matemática.

Palestrante: Tiago da Silva Arouche.

   Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Progressivamente,  o homem foi raciocinando acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do dia-a-dia, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais abrangentes e certos. As origens da matemática se perderam no tempo, neste pequeno artigo vamos tratar de contextos históricos da do surgimento da matemática em duas das principais nações bem conhecidas, A China e o Egito, neste artigo trataremos da história da matemática e dos métodos arcaicos utilizados por essas nações para calcular, medir e interpretar dados. Foi constatado que o assunto tratado no contexto histórico enriquece, aumenta a criatividade e o incentivo da aula na prática.

SEMINÁRIO 3

TEMA: A matemática dos combustíveis.

Palestrante: Prof. MSc. Abel Ferreira Gomes Neto.

   O uso de combustíveis se tornou fundamental no nosso dia a dia, permitindo muitos avanços na qualidade de vida ao redor do mundo. Contudo, você já parou para pensar como seria sua vida sem eles? Transporte, eletricidade e diversos outros serviços e produtos fundamentais em nosso cotidiano simplesmente não existiriam! Tendo em vista a grande importância dos combustíveis e também das outras formas de obter energia, o presente seminário busca mostrar como a matemática se insere na produção e no uso dos combustíveis, biocombustíveis e outras fontes de energia, inclusive as renováveis.

SEMINÁRIO 4

TEMA: Ensino de Físicas: Uma Abordagem Inclusiva.

Palestrante: Profa. Dra. Simone Fraiha.

   É cada vez mais comum encontrarmos pessoas com os mais diversos tipos de deficiência física ou mental desenvolvendo atividades que muitas vezes seriam incapazes de realizar se tivessem desistido de si mesmas ou não tivessem pessoas para ajuda-las. Muito ainda tem a se fazer para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A escola é local essencial para que a inclusão social seja desenvolvida por toda a sociedade. Podemos dizer então que os professores são os personagens de maior influência para que os alunos levem para além dos muros das escolas não só conhecimento cientifica, mas também uma consciência social, tornando-os cidadãos mais sensibilizados com as dificuldades apresentadas por outros sem considerá-los incapazes. O professor pode repassar isso ao elaborar aulas inclusivas, que não deixem, por exemplo, pessoas com deficiências excluídas de certas atividades por serem cegas ou terem baixa visão, ou serem surdas. As aulas devem permitir que todos os alunos possam participar e que façam associação com seu dia a dia para absorver novos conhecimentos. Neste trabalho apresentamos a importância da utilização dos experimentos nas aulas de Física como um instrumento facilitador do ensino aprendizagem com uma abordagem para a inclusão. Mostraremos os resultados dos trabalhos desenvolvidos por dois alunos do MNPEF que defenderam suas dissertações envolvendo o ensino de Física numa abordagem inclusiva. A primeira dissertação mostrou a importância da utilização dos experimentos nas aulas de Física como um instrumento facilitador do ensino aprendizagem com uma abordagem para a inclusão de surdos, visando-o como um instrumento para o ensino de conceitos sobre acústica. A segunda dissertação fez uso de maquetes tátil–visuais e experimentos adaptados para inclusão de alunos com deficiência visual. Em ambos os casos a proposta é facilitar o aprendizado de todos, ou seja, alunos com ou sem alguma deficiência.

SEMINÁRIO 5

TEMA: Como as formas tradicionais e alternativas de geração de energia podem ajudar a entender o funcionamento dos sensores de instrumentos de corda.

Palestrante: Prof. Israel Madson.

Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia de ensino utilizando a guitarra elétrica e o violão como elementos facilitadores para materializar e introduzir conceitos abstratos da física ondulatória, como altura, intensidade e timbre de um som bem como perceber o espectro sonoro que é emitido por instrumentos de cordas através da arquitetura de seus sensores eletromagnéticos (captadores) e de eletromagnetismo como o conceito de campo. Contemplamos também nesse trabalho elementos experimentais que evidenciam a lei de indução de Faraday no funcionamento dos sensores eletromagnéticos e dos sensores piezoelétricos no sistema de transdução dos violões elétricos.

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